Atacama – Mala e Necessaire

11 jun

10No post que escrevi sobre os passeios, já fiz uma pequena sugestão de roupas para usar em cada passeio, de acordo com as atividades que são feitas…mas aqui resumo algumas peças para levar, com o objetivo de facilitar a vida de quem estiver de viagem marcada para lá!

Assim como todo deserto, no Atacama faz bastante calor durante o dia, e esfria muito a noite e no começo da manhã.
Então, vai ser a mala mais esquizofrênica que vocês vão fazer na vida!!!
Ahahahahah
Desde biquíni até casaco de esqui, mas ok, se preparem!
Para o Chile, podemos levar apenas 23kg na mala, então se contenham e tentem não exagerar em coisas que não vão usar, principalmente porque vocês podem querer trazer algumas coisas na volta (vinhos, por exemplo!).
A quantidade de cada roupa/tipo de roupa, varia de acordo com o número de dias que vão ficar no Atacama, por isso vou colocar quantidades para quem for pelo mesmo tempo que eu fui, 5 dias!
Também já vou considerar a noite da vinícola e em Santiago também

O clima é bem seco (como devia se esperar de um deserto)…a umidade do ar fica por volta de 7% (aqui em São Paulo quando está em 35% já lota pronto socorro! Ahahahah), então a nécessaire precisa de uns produtinhos específicos também.

Mala

– camisetas de manga curta (1 por dia, + umas 2 de reserva)
– fleece (levei um só, mas poderia ter levado 2)
– 1 blusa segunda pele (para o dia dos geisers)
– casaco corta vento (1, ou 1 de esqui)
– casaco de couro (para jantar no Atacama, usar em Santiago e na vinícola)
– 1 cashmere
– 2 jeans
– 2 calças de moleton
– 2 legging
– 1 calça que vira Bermuda (eu não tinha, mas teria sido bom)
– 1 shorts jeans
– 1 shorts de ginástica
– 1 meia calça ou ceroula (para o dia dos geisers e para jantar em Santiago)
– 3 biquinis (para 5 dias está suficiente, você pode lavar e usar de novo sem problemas, e também pode usar na piscina em Santiago e na vinícola)
– 2 saídas (para quando ficar na piscina, no spa, etc)
– 1 vestido (para jantar em Santiago) – alternativas: saia e blusas mais arrumadas
– cachecóis, pashminas
– meias – 1 para cada dia + 2 de reserva
– 1 tenis, 1 havaiana, 1 sapatilha e 1 sapato de salto (levei 2 tenis mas não precisava, porque se acontecer alguma coisa com o seu, você lava e ele vai secar rapidinho (lembra que o ar é seco lá?!) – sapato de salto é para jantar em Santiago, sapatilha para a viagem em si, passear por Santiago, jantar na vinícola e jantar um pouquinho menos escrachada no Atacama – lá não é arrumado, mas eu gosto de me arrumar pelo menos um pouco para jantar com meu marido (não cheguei a passar maquiagem, mas não precisava ir com roupa de ginástica, né?)
– pijama
– 1 boné
– 1 par de luvas de esqui – eu levei uma de couro, mas não é suficiente para o frio que faz nos geisers. O guia tirou a dele e me deu para eu não passar frio (fofo, né?)
– óculos de sol
– 1 mochila (para usar nos passeios…você leva uma troca de roupa, carrega as garrafinhas de água, óculos de sol, etc)

Necessaire

Cada um tem hábitos de higiene diferentes, e os itens básicos de uma nécessaire não vou ficar escrevendo (tipo sabonete, shampoo, etc)…mas vou colocar aqui alguns itens que literalmente me salvaram em algumas situações:

– Bepantol pomada e líquido – eu dormia todo dia com uma camada de bepantol nos lábios, e o líquido serve para várias coisas, principalmente para passar em áreas mais secas da pele que precisam de uma hidratação mais power…os benefícios do bepantol vocês podem ver nesse super post.
– Vaselina – para quando nem o bepantol der jeito, e também para “isolar” áreas mais sensíveis da pele antes de entrar na Laguna Cejar (no meu caso não foi frescura, foi muito necessário)
– Colírio – levei o Fresh Tears *
– Sorine/rinossoro/soro fisiológico – como o clima é muito seco, seu nariz racha por dentro, e sangra! E se você usar o sorine/rinossoro/soro fisiológico com frequência diminui um pouco o incomodo *
– Lip balms *
– Creme de mãos – gosto do Cicabiafine, porque não fica melado, mas pode ser qualquer um do seu gosto…
– Creme hidratante bem potente – os da Victoria Secret não dão conta! Conheço o Ureadin, tem uns da Neutrogena mais concentrados, Nivea, Cicabiafine de corpo e minha dermato me indicou o Cetaphil Restoraderm, mas eu não comprei então nem sei se é bom…
– Água Termal
– Hidratante para o rosto – minha pele é oleosa no rosto e eu mal uso hidratante, mas quando vou para lugares frios/secos, preciso usar…comprei na minha última viagem para Paris um que é muito bom, o Embryolisse, que hidrata sem melecar…usava todo dia para dormir e foi ótimo! Mas serve qualquer um que vocês já estejam acostumados a usar…
– Lencinhos de papel *
– Filtro solar para o rosto – FPS > 50 – não se esqueçam que estão no deserto! *
– Filtro solar para o corpo – FPS > 30– não se esqueçam que estão no deserto! *

* Todos os itens que coloquei o * na frente, é que eu colocava numa nécessaire pequena e levava dentro da mochila nos passeios

Claro que muita coisa varia caso a caso, gosto e estilo de cada pessoa, mas os básicos e “salva-vidas” no deserto com certeza estão aqui!

Uma resposta to “Atacama – Mala e Necessaire”

  1. Lara Nogueira novembro 2, 2015 às 10:02 am #

    Adorei o post, obrigada pelas dicas!

Deixe uma resposta

