Atacama – Passeios

7 jun

Logo que você chega ao hotel Tierra Atacama, uma coordenadora de excursões te apresenta todos os passeios disponíveis, e conversa para saber quais te interessam mais sob o ponto de vista de interesses e dificuldade (existem caminhadas, trekking, bicicleta, passeios de carro, etc…).

Já sabia alguns passeios que eu gostaria de fazer, tanto por indicação de amigos como por pesquisas na Internet.

No final de cada passeio vou colocar um resumo da dificuldade de cada 1 (de acordo com os meus parâmetros e bom senso (não tenho tanto assim, talvez seja melhor não confiar…ahahahah) e também uma dica de roupas para usar em cada um…essa foi uma das maiores dificuldades que tive: arrumar a mala. Pensando nisso, vou tentar facilitar a vida dos próximos “viajantes”!

Uma coisa que tornava alguns passeios mais difíceis era a altitude…algumas pessoas sofrem mais com essa diferença, principalmente quem tem pressão alta. Eu fiquei meio esquisita alguns dias, mas nada demais. O hotel fica a aproximadamente 2.400 metros do nível do mar (São Paulo está a aproximadamente 792 metros do nível do mar).

Abaixo resumo dos passeios por dia, e depois vou explicar cada um deles melhor:

1º dia – Salar do Atacama (saída do hotel às 17 hrs)
2º dia – Vale da Lua e Vale da Morte (saída do hotel às 9:30 hrs), Laguna Cejar (saída do hotel às 16 hrs) e Tour Astronômico (saída do hotel às 22 hrs)
3º dia – Termas de Puritama (saída do hotel às 10 hrs) e Quebrada do Diabo (saída do hotel às 16 hrs)
4º dia – Geisers del Tatio (saída do hotel às 6 hrs da manhã!!!)
5º dia – Lagunas Altiplânicas (saída do hotel às 9 hrs)

1 Salar do Atacama: Esse foi o primeiro passeio que fizemos…é no final do dia, por volta das 17 horas. Foi o dia que chegamos no hotel, então é um passeio mais leve…fomos de carro até o salar, e lá vimos o por do sol.
É muito bonito, super diferente das paisagens brasileiras…ao fundo você enxerga a Cordilheira dos Andes, que vai mudando de cor conforme o sol vai se pondo….no meio do salar tem uns lagos, e neles ficam vários flamingos.
É muito bonito, super diferente, e zero cansativo.
Por ser no final do dia, quando você está indo embora bate um ventinho frio, então é bom levar um casaco corta vento e ir de calça (pode ser jeans, de moleton, de ginástica, tanto faz).
Dificuldade: Fácil
Altitude: aproximadamente 2300m do nível do mar
Proximidade São Pedro do Atacama: aprox. 30 min de carro para ir + 30 min de carro para voltar
Roupas: Camiseta, Calça e casaco corta-vento

Vale da Lua e Vale da Morte: Fizemos esse passeio de carro….o 2motorista ia para alguns lugares onde a vista era bonita, a gente descia, caminhava um pouco e tirava umas fotos…em outros lugares, caminhávamos mais, chegamos a entrar em uma caverna, bem legal. Existe a possibilidade de fazer esse passeio de bicicleta e à cavalo também, mas preferimos o jeito mais fácil…

Dificuldade: Fácil
Altitude: aproximadamente 2400m do nível do mar
Proximidade São Pedro do Atacama: aprox. 10 min de carro para ir + 10 min de carro para voltar
Roupas: Camiseta clara (você vai ficar no sol muito tempo), boné, calça e casaco corta vento para a sombra e logo no começo do passeio, bermuda/shorts no meio do passeio – difícil essa explicação, mas sabe aquelas calças que viram bermuda tirando e colocando as pernas? Então, eu não tinha, mas teria sido útil!

Laguna Cejar: Um dos passeios favoritos do meu marido…por uma série de motivos: 1) é uma lagoa com nível de concentração de sal 3 x maior do que o mar, então você não precisa fazer esforço nenhum para boiar! Deve ser parecido com o mar morto…nem que você queira você afunda! 2) Fomos de bicicleta…em 8 anos juntos ele nunca me viu andar de bicicleta, então aproveitou bastante para tirar sarro da minha cara! Ahahahhaha.
Foi um passeio muito agradável…escolhemos ir de bicicleta para fugir da rotina, são 18 km em linha reta e era quase uma decida, bem leve…levamos aproximadamente 1 hora até chegar lá, foi um guia junto e uma van nos escoltando…se por acaso a gente não quisesse continuar de bicicleta, era só parar e entrar na van.
3 Chegando na lagoa mergulhamos…ela é bem gelada, e de fato você não afunda! Mas a água é bem salgada, e quem tem a pele sensível (EU!) pode sofrer um pouco….
Mas o hotel tem um esquema muito bom…eles levam um galão de água doce para você tirar um pouco do sal da lagoa, e daí eles montam 2 cadeiras para você ficar lá curtindo, com refrigerante, água, amendoins, etc…
Daí você volta para o hotel na van…super tranquilo.
Também dá para ir e voltar de carro.

DICA DE AMIGA: Já coloquem um biquíni embaixo da roupa de ginástica no hotel, e levem uma “troca” de roupa seca para voltarem para o hotel – eu levei só uma calcinha e troquei ali mesmo (esquema Big Brother! Ahahahah), enrolada na toalha, e coloquei a legging que eu estava antes.
Dificuldade: Média
Altitude: aproximadamente 2300m do nível do mar
Proximidade São Pedro do Atacama: aprox. 1h30min de bicicleta para ir e aprox. 30 min de carro para voltar
Roupas: Biquini/shorts de banho/sunga e Roupa de Ginástica (para homens, shorts de ginástica e um outro para voltarem para o hotel), boné.

Tour Astronômico: O Deserto do Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas…tem até um observatório famoso lá (o ALMA), super especializado, mas não é aberto para turistas…
O hotel oferecia um passeio desse também…ficava bem perto do hotel, um pequeno observatório, com telescópio e um guia, te mostrando as constelações, etc…
Eu não adorei, só gostei de ver saturno pelo telescópio, mas meu marido gostou.
Talvez eu não tenha gostado tanto porque passei MUITO frio!!!

Dificuldade: Fácil
Altitude: aproximadamente 2400m do nível do mar
Proximidade São Pedro do Atacama: aprox. 5 min de carro para ir + 5 min de carro para voltar
Roupas: Calça, camiseta/blusa de manga comprida, fleece, casaco corta vento, cachecol

4 Termas de Puritama: É um lugar no alto das montanhas, por onde corre um rio formando 7 lagoas diferentes, com água morna, e nos disseram que cada uma delas com minerais diferentes (eu não acreditei muito, porque uma é meio “ligada” na outra, como pode ter mineral diferente?). Achei um passeio relativamente tranquilo…para chegar nas lagoas tinha um deck de madeira, mas a volta das que ficam por último é mais íngreme, e pessoas com preparo físico pior podem sentir mais a subida…Por ficar no meio das montanhas, essa subida fica mais difícil até para quem está acostumado a fazer exercício, pois a altitude atrapalha bem a respiração!
Também já saí do hotel com o biquíni por baixo da roupa, e lá tem vestiário para você se trocar depois.

5

Dificuldade: Fácil
Altitude: aproximadamente 4000m do nível do mar
Proximidade São Pedro do Atacama: aprox. 1 hora de carro para ir + 1 hora para voltar
Roupas: Biquini/shorts de banho/sunga, calça, camiseta e casaco leve

Quebrada do Diabo: Passeio mais difícil ever!!! A van te deixa na beira de uma montanha pequena…você olha para ela e acha que vai subir tranquilo, e já nos primeiros 100 metros de subida você se pergunta o que mesmo foi fazer lá! Ahahahahhaah
Com a altitude, fica muito difícil puxar o ar, você fica mais cansado e ofegante! O guia já está mega acostumado, te avisa para ir devagar, mas você vê ele subindo rápido e quer ir no mesmo ritmo…não façam isso!!!
Mas depois que você sobe a montanha, o visual vale super a pena…no total são uns 8 km de caminhada, com subidas, decidas e partes retas…no final você chega num cânion lindo, esculpido ao longo de milhares de anos pela chuva, rios, etc, é muito legal! Mas se preparem!!!

6

Dificuldade: Difícil
Altitude: aproximadamente 3000m do nível do mar
Proximidade São Pedro do Atacama: aprox. 20 min de carro para ir + 20 min de carro para voltar
Roupas: Roupa de ginástica (nesse caso melhor shorts, porque faz bastante calor), camisetas claras (você vai ficar no sol o tempo todo), boné

Geisers del Tatio: É um passeio muito interessante, que vale a pena acordar as 5:30 da manhã para ir (isso vindo de uma 7pessoa que ODEIA acordar cedo!)! Os gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. O motivo do passeio ser tão cedo, é que a hora mais fria do dia é por volta das 6:30, 7 hrs, e então a diferença de temperatura de dentro da terra e fora dela fica maior, e o vapor aparece mais, fica muito mais bonito de se ver. Tem uma piscina com água quente, várias pessoas entraram, mas nosso guia não recomendou, porque não tem um “ok” das autoridades sanitárias…e com o frio que tava, eu não entraria mesmo! Ahahahahha.
Uma amiga minha que foi para o Atacama odiou o passeio dos geisers….mas eu tenho quase certeza que ela odiou porque passou muito frio! Então é melhor ir bem preparado, pois lá no dia que eu fui estava -15 graus!!!
No final do passeio o pessoal do hotel prepara um café da manhã ótimo (inclusive com chá de coca)!

8

9

Dificuldade: Média (atenção especial para quem tem problemas com altitude) e FRIO!!!
Altitude: aproximadamente 4800m do nível do mar
Proximidade São Pedro do Atacama: aprox. 2 horas de carro para ir + 2 horas de carro para voltar
Roupas: Depende da sensibilidade à frio de cada um…eu fui de meia calça, legging e calca de moletom, camiseta, segunda pele, blusa de manga comprida que mantem o calor, fleece e casaco corta vento, cachecol de fleece, luvas de esqui. Meu marido esquia todo ano, então foi de calça de esqui com calça de moletom por baixo e casaco de esqui, e ainda colocou umas blusas de frio por baixo. Tem que levar luva também, de preferência aquelas de esquiar…levei uma de couro e não serviu muito, coloquei ela e mais 1 que o guia me emprestou.

Lagunas Altiplânicas: é um passeio para ver a paisagem, pouca caminhada, mas a altitude pode pegar…no final o pessoal do hotel prepara um super almoço com uma vista maravilhosa, eu adorei e recomendo para todo mundo

10

11

Dificuldade: Média (atenção especial para quem tem problemas com altitude)
Altitude: aproximadamente 4800m do nível do mar
Proximidade São Pedro do Atacama: aprox. 2 horas de carro para ir + 2 horas de carro para voltar
Roupas: Calça de moleton ou legging, camiseta, fleece e casaco corta vento. É um lugar aberto, então venta bastante.

Existem muitos outros passeios, mas é difícil fazer todos em apenas 5 dias…a escolha depende muito de cada pessoa, e coloquei aqui apenas os que eu fiz, pois os outros não posso opinar.
As dicas de roupas que coloquei também variam de acordo com a sensibilidade a frio/calor que cada pessoa tem, mas já é possível ter uma noção do que esperar.

Uma coisa que foi muito legal, é que fomos fora da alta temporada…então o hotel estava relativamente vazio…o serviço estava muito bom (menos o da piscina, que você precisava ir buscar a bebida toda hora) e, principalmente, muitos passeios fizemos sozinhos, ou com no máximo mais 1 pessoa ou 1 casal!
Achei isso muito bom, porque “excursões” com muita gente não são muito minha praia, cada um quer fazer uma coisa, é difícil coordenar, organizar, e um passeio de 30 minutos vira de 2 horas por bobagem e falta de organização. Então foi ótimo, tudo quase ou totalmente privativo!

Todas as fotos que coloquei no post fui eu ou meu marido que tiramos, com o iphone mesmo ou com a câmera que levamos. Algumas não estão com a qualidade top, mas acho que dá para ter uma boa noção do que esperar de cada passeio…

Num próximo post faço um resumo com o que levar na mala e nécessaire. Espero que ajude!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: