Com as iniciativas da ciclovia e da ciclofaixa cada vez mais eu vejo amigos meus e conhecidos comprando uma bike, ou tirando a bike antiga do armário.

Para quem não quiser comprar uma bike, chegou uma novidade, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Itaú espalhará até 2014 cerca de três mil bicicletas para aluguel em todas as regiões da capital paulista. Já existem algumas estações em funcionamento que estão localizadas na região da Vila Mariana, mas esperasse que até o final deste ano sejam mil bikes divididas em 100 estações.

As “magrelas”, na cor laranja, estarão à disposição dos usuários todos os dias da semana, de 6h às 22h. Para usar o sistema compartilhado, é preciso preencher um cadastro pela internet ( www.bikesampa.com ). A bicicleta pode ser usada por 30 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Para isto, basta que, após esta meia-hora, o ciclista estacione o equipamento em qualquer estação por um intervalo de 15 minutos. Para continuar utilizando a bicicleta, sem fazer pausa, serão cobrados R$ 5 por cada 30 minutos subsequentes.

O Bike Sampa é uma iniciativa semelhante ao bem sucedido Bike Rio, que começou no fim de 2011 na capital carioca e já conta com cerca de 70 mil usuários cadastrados e mais de 600 mil viagens já realizadas, uma média superior a quatro mil por dia.

Anúncios