Pra quem é fã de cheesecake, eu, a Romântica e a Elegante comemos um delicioso hoje no almoço!

Aqui em São Paulo, os melhores cheesecakes que eu comi foram na Forneria San Paolo (o de hoje) e no P.J. Clarke’s! Ambos muito bons!!

Mas se você não quer ter que sair pra comer e quer aproveitar que o fim de semana ta chegando e da pra fugir do regime, segue uma receita ótima para fazer em casa:

Base crocante

  • 1 pacote de bolacha maisena triturada no processador
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida (pra dar liga acabei colocando um pouco mais)
  • 1 colher (chá) de canela em pó

Pra quem gosta mais docinho, pode acrescentar 3 colheres (sopa) de açúcar ou 1 colher (sopa) de mel.

Recheio

  • 600 g de cream cheese (4 pacotes de 150 g)
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (só um poquinho – é mto forte)
  • 1 xícara de sour cream (= creme de leite acrescido de 1 colher (sopa) de suco limão – usei ¾ da lata de creme de leite, mas acho que poderia ter colocado só metade)
  • 4 ovos

Calda de Frutas Vermelhas:

Coloque as frutas vermelhas que quiser, em uma panela, em fogo médio e misture até soltar uma aguinha e ficar cremoso. Acrescentar um pouco de  açúcar, até atingir a consistência ideal.

Modo de Preparo

  1. Misture todos os ingredientes da base crocante, amassando para formar uma massa. Forre apenas o fundo de uma forma alta de aro removível de 25 cm (eu forrei as laterais também) tomando cuidade para não deixar muito grosso, nem muito fino. Leve ao forno pré-aquecido a 160 °C por 10 minutos (apenas para ficar firme, não deixe assar muito, pois terá que levar ao forno novamente, e você não quer uma massa queimada, certo?)
  2. No processador, bata cream cheese, açúcar, farinha e baunilha até ficar cremoso. Adicione o sour cream e, em seguida, os ovos. Bata apenas até incorporar. 
  3. Cubra a massa com o recheio e asse a 160 °C por 60 a 70 minutos até perceber que o centro do cheesecake está assado, porém, não ressecado (no forno de casa demorou uns 30-40 min, da para checar se está bom fazendo uns furinhos com o garfo). Retire do forno e passe uma faca na borda da forma para soltar o cheesecake das laterais. Deixe esfriar antes de remover o aro. Leve à geladeira por cerca de 4 horas.
  4. Cubra a torta com a geléia ou calda de frutas vermelhas. Se preferir, aqueça 200 g de nutella no microondas por 20 segundos e espalhe sobre o cheesecake. Outra boa opção é cobrir com doce de leite, como servem no Havanna.
  5. E a melhor parte: coma!!
Anúncios